Risco invisível, mas previsível
Radão em nossas casas
O Radão é um inimigo silencioso que pode estar presente em nossas casas sem que o percebamos. Este gás é gerado de forma natural e entra em nossa casa através de fissuras, poros nos materiais de construção ou sistemas de ventilação. Mas nem tudo está perdido!
As concentrações de Radão variam conforme a geografia e o tipo de solo. Em muitas regiões do mundo, incluindo Espanha e Portugal, existem áreas consideradas de alto risco. Mesmo em zonas com menor concentração, as casas podem apresentar níveis perigosos. E é isso que buscamos prevenir a partir da nossa empresa!
Temos um compromisso com a segurança e a saúde dos nossos
Para nos proteger, devemos realizar medições confiáveis, a fim de saber se a nossa casa apresenta níveis elevados.
É igualmente importante buscar prevenção e mitigação: se os níveis ultrapassarem os limites recomendados (100–300 Bq/m³), existem soluções como melhorar a ventilação natural ou forçada, selar fissuras e pontos de entrada e instalar sistemas de despressurização do solo.
Em casas de nova construção, podem ser incorporadas medidas preventivas desde o projeto, o que reduz significativamente o risco.
Quando a casa já foi construída, o ideal é contactar uma equipa profissional especializada na área para verificar se existem altos níveis de gás Radão concentrados.
Uma realidade que muitos ignoram
Radão no local de trabalho
Este tipo de gás está presente em uma grande variedade de espaços de trabalho, mesmo em locais onde os nossos passam a maior parte do tempo (escolas ou residências, por exemplo). Além disso, por vezes não se realizam as medições pertinentes, apesar de serem obrigatórias por lei.
No nosso ambiente de trabalho, normalmente preocupamo-nos com a produtividade. No entanto, existe um perigo silencioso que por vezes é negligenciado: o gás Radão, que se acumula em espaços fechados como escritórios, armazéns, caves ou salas de aula. A sua exposição prolongada é a 2.ª principal causa de câncer de pulmão, depois do tabaco, segundo a OMS.
Uma responsabilidade empresarial importante para a saúde!
Segundo o Decreto-Lei n.º 108/2018 e Portaria n.º 100/2024, as zonas com potencial superior a 300 Bq/m³ são consideradas zonas de atuação prioritária.
O que isso significa? Que será obrigatório medir os níveis de concentração de radão em todas as empresas, especialmente em locais como:
-
Centros de trabalho subterrâneos (por exemplo: minas, centros termais, estacionamentos subterrâneos, grutas turísticas, entre outros)
-
Centros de trabalho ao nível do solo ou abaixo dele
-
Centros escolares, como creches, escolas, liceus, universidades… são alguns exemplos
-
Hospitais, centros residenciais (terceira idade, acolhimento, etc.) e também em centros penitenciários
Uma responsabilidade inadiável
Radão nas construtoras
Para as empresas construtoras, é essencial incorporar desde a fase de projeto o controlo do Radão por meio de estudos preliminares e através de soluções construtivas eficazes. A medição, certificação e adequação aos padrões legais não só respondem a uma exigência normativa, como também reforçam a qualidade, a segurança e o valor comercial da edificação.
Conquiste a confiança das pessoas desde os alicerces da obra!
A presença de Rn nos edifícios tem ganho grande relevância nos últimos anos devido aos seus efeitos nocivos para a saúde. Perante este problema, é obrigatório medir e certificar os níveis de Radão em determinadas zonas do território nacional antes da conclusão de uma obra nova ou de uma reabilitação relevante. Esta exigência afeta diretamente promotoras, construtoras e profissionais do setor da construção, que devem garantir que os imóveis cumprem os limites estabelecidos.
A Agência Portuguesa do Ambiente fornece ainda critérios claros sobre como, quando e onde deve ser realizada a medição deste gás. Esta normativa identifica zonas de risco, estabelece metodologias de medição homologadas e determina os níveis de atuação. Todos os edifícios construídos nestas zonas deverão contar com uma Certificação válida sobre a medição do gás Radão, que também isentará futuros proprietários de centros de trabalho localizados nesse edifício certificado de realizar estudos de Rn durante os 5 anos posteriores à sua certificação.
Na Ávalon, realizamos e certificamos estes estudos em edifícios de obra nova e após reabilitação. Se estiver interessado em obter estes valiosos certificados para futuros proprietários ou utilizadores dos locais… Ligue-nos!
Contacte connosco para tudo o que precisar
A equipa da Ávalon atendê-lo-emos o mais rapidamente possível!
A nossa equipa está disponível de segunda a sexta – feira, das 9h00 às 15h30, para lhe oferecer soluções personalizadas. Não hesite em escrever-nos para esclarecer qualquer questão técnica ou iniciar uma colaboração.
Gabinete de atendimento ao cliente
Avenida de Madrid 46, Entresol A
27002 – Lugo, Galiza, Espanha
Telefone de contacto
0034 982253340 | 0034 649878033
Endereço de correio electrónico
info@pravalon.com | pravalon@yahoo.es

